segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

A intolerância nossa de cada dia



Que o mundo mudou muito nos últimos 30 anos, até o coqueiro do meu jardim sabe disso.

Que a multiplicação das atividades, das comunicações, das possibilidades sociais, multiplicou o ritmo de vida das pessoas, até uma criança de 3 anos que começa a ter aulas de inglês hoje em dia, sabe disso.

Aliada à explosão demográfica e os problemas que ela originou, a luta cada vez mais feroz pela sobrevivência fez com que o ser humano se tornasse intolerante.

Essa intolerância faz com que não ajudemos mais as pessoas como fazíamos no passado. Nos faz ser mais egoístas, nos fechar em nossos mundos.

Um fato que ocorreu esses dias me fez pensar muito nisso. Estava numa bela tarde de fim de expediente, com um trânsito tolerável, mas chato a minha frente.

Na pista a minha direita, pouco a frente um veículo parou por problemas mecânicos, conduzido por uma senhora.

O motorista do carro a minha frente parou seu veículo, e consecutivamente parou a fila de carros na minha pista. E foi empurrar o carro da senhora, retirando da pista do meio e conduzindo-o ao acostamento.

Uma atitude louvável, que nem eu fiz, apenas cumprimentei-o com um sinal positivo. Mas, inacreditáveis foram os xingamentos de motoristas que estavam atrás da fila de nossa pista. Como que criticando aquele bondoso homem por ter ajudado à senhora.

Uma inversão de valores. Pessoas querem cuidar de suas vidas, fingindo que não há ninguém a nossa volta precisando de ajuda. E pior, criticando acidamente quem o faz.

É o Império do Egoísmo.

Não estou me excluindo disso. Este ritmo de vida contamina a todos. O que talvez temos que ter é consciência e tentar reduzir o máximo possível os efeitos dessa intolerância.

Essa intolerância não está apenas nas ruas, com pessoas desconhecidas. Isso floresce também dentro dos lares. Até mesmo entre pais e filhos. Marido e mulher. Irmãos.

O quão comum hoje é a preferência que muitos maridos e esposas dão a encontros com amigos após o expediente do que a companhia de sua família? Jovens hoje podem ficar dias, semanas sem conversar com seus pais e irmãos. Mas tire uma só noite o Orkut deles pra ver o que acontece......

As relações humanas enfim estão cada vez mais frias.
Evidentemente que existem as maravilhosas exceções. Pessoas que ajudam e trabalham para instituições de caridade, pessoas que mesmo sem compromissos, visitam idosos em asilos, crianças em hospitais, ajudam pessoas carentes das ruas. Mesmo sendo desconhecidos.

Será que a tecnologia e o ritmo dos novos tempos estão matando dentro de nós nosso lado humanitário, solidário, sociável e participativo?

Eu ainda acredito no ser humano. No lado bom do ser humano. Acredito em mudanças. Acho que podemos, mesmo num ritmo frenético e alucinante de vida, voltar a cultivar dentro da gente esse lado solidário, acreditar que 10 minutos de nosso tempo pode significar uma doação de vida pra quem está agoniado ao nosso lado.

Só precisamos aprender a enxergá-lo novamente.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Os Dois Natais



O que é Natal? Pergunta que ao mesmo tempo soa brega, faz muito sucesso nessa época de fim de ano.

Não precisa forçar muito o motor do cérebro pra entender que existem 2 natais. O religioso e o comercial.

Vamos, por respeito à histórica e duradoura vida do cristianismo, falar do primeiro.
Celebra-se em 25 de Dezembro o nascimento de Cristo. Mesmo que já fora provado que Ele não tenha nascido nessa data, que muitas religiões apontam sinais bíblicos de que isso realmente não aconteceu, que somente a partir do 5º século que a Igreja Católica Romana instituiu oficialmente a celebração da data, mesmo que nos dias atuais a mesma igreja admite que o filho de Deus não tenha nascido nessa data, a grande maioria das igrejas cristãs "celebram" este aniversário.

Mas a celebração da NATALidade movimenta a fé de muita gente. Seus ritos e suas supostas reafirmações da fé estão presentes na maioria dos lares deste planeta, especialmente no Brasil, a nação mais católica que existe.

Mas será mesmo que o personagem principal desta festa é mesmo o salvador?

Eu penso que até mesmo a grande massa de católicos, nos dias que precedem o Natal, esteja mais preocupada com as compras de presentes, planos para férias, volumosas iguarias para a ceia, o almoço, do que explodir seu coração com um forte símbolo de fé como esse.

Ora, se quem "celebra" aniversário em 25 de Dezembro é Cristo, porque existe esta tradição de dar presentes a outras pessoas?

É uma época onde o comércio ferve, aquecido pelos bolsos cheios de 13º salário, bônus e outros tipo de renda extra que o fim de ano proporciona.

É uma época onde o Papai Noel (ô figura sinistra essa) toma a atenção das crianças, das lojas, das propagandas de todo tipo.

Essa figura que foi americanizada (vermelho e branco) de um certo São Nicolau (Saint Nicholas) e adotada pelos brasileiros. Assim como os pinheiros com neve, bem "comuns" em nosso verão.

O Natal Comercial é a celebração do consumo, dos exageros gastronômicos, dos abraços falsos de pessoas que se odeiam o ano inteiro.

Empresas fazem amigos secretos, empresas fazem festas onde os funcionários enchem a cara.
Os supermercados, os açougues, as lojas esvaziam seus estoques.
Não vejo nada errado, pois isso acelera a economia, gera empregros, garante empregos. Quem jamais pensou em trocar de carro no fim de ano, comprar uma geladeira nova, ir pra praia, renovar o guarda-roupa?

O que questiono é que os 2 Natais se fundem e o primeiro perde o sentido de ser, mesmo sendo apenas uma celebração cultural.

É uma data histórica que nunca vai mudar.

Mas que não me convence. Pode apostar seu filtrado e seu frango assado nisso.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

A Cúpula da Hipocrisia



Tudo muito lindo. Tudo radiante.
Os países estão se "unindo" para controlar os estragos ambientais que estão fazendo ao planeta.

Neste final de 2009, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foi agraciado com o prêmio Nobel da Paz, em consequência de "seus esforços para reduzir os estoques de armas nucleares e por seu trabalho pela paz mundial".
Será mesmo?

Durante a Cúpula do Clima, em Copenhague (Dinamarca), o novo dono do "Nobel da Paz", pediu que mundo enfrente "unido" o aquecimento global.

Opa....Peraí......

"Unido"?

O Estados Unidos não assinaram o Tratado de Quioto (1997-1999) que abria para países compactuarem com medidas econômicas, sociais e tecnológicas que pudessem reduzir os danos ao clima do planeta, já drásticos à época.

Bush se recusou a assinar, por conta de danos irreparáveis à economia americana que o Tratado poderia causar.

Isso é união?

A ex-governadora do Alasca e ex-candidata à vice-presidência pelo Partido Republicano, Sarah Palin, declarou o seguinte nessa convenção de Copenhague:

"Não podemos dizer com certeza que a atividade do homem causa mudanças climáticas", no entanto, "podemos dizer que qualquer possível benefício da proposta para a redução (das emissões) de gases estufa está longe de recompensar os custos econômicos".

É lindo a nação mais rica e poderosa do planeta dizer que os países devem se unir para combater um problema de ordem mundial, quando ela mesma se recusa a participar de programas de "união mundial".

Deveriam criar o prêmio "Nobel da Hipocrisia".

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Reabastecendo



Após um ano marcado por conquistas, desilusões, mágoas, revoltas, esperanças (aliás, como todo mundo tem...), vamos virar a página, certo?


Queridos e respeitados leitores e amigos, ano que vem, talvez verão alguém aqui até mais ácido, criativo, pensativo, refletivo........


Aquela frasezinha tosca, vale às vezes, o que não mata, fortalece......


2.010 o que espero desse blog é atropelar qualquer padrão comum de informação e pensamento, e falar a linguagem de cada um de nós, dos leitores que acompanham o espaço com feeling...


É dar algo a se pensar....


Que se afaste o boring, que se afaste o trivial, o insoço, o banal.....


Quem pisar aqui, espero que se depare com algo bem esclarecido e polêmico....


Se não for assim, melhor é sair fora....


Mas vocês sabem que eu não saio fora.....


Eu cutuco, incendeio e coloco às favas...


Mesmo que não seja sempre tão politicamente correto....



See you soon