Num momento onde se discute as condições de trabalho dos
professores, nada mais apropriado do que refletirmos sobre os benefícios que um
sistema de educação bem estruturado e planejado possam influenciar no
desenvolvimento do cidadão.
· Uma didática de qualidade condicionará o aluno a
pensar, refletir e enxergar o mundo sob várias perspectivas. Na adolescência e
na fase adulta terá opinião e global aderência de seus direitos. Cidadãos com
opinião e interessados nos mecanismos sociopolíticos têm maiores condições de
eleger governantes justos e éticos, assim como ter voz ativa e forte na luta
por mudanças.
· A educação de qualidade propicia ao aluno a
aceitação de valores relacionados à ética, respeito, companheirismo e
colaboração. A convivência social futura tornar-se-á mais participativa nos
quesitos tolerância e solidariedade.
·
Uma escola de qualidade obviamente destinará
alunos preparados para sua formação universitária e, por conseguinte, gerará
profissionais melhor preparados técnica e psicologicamente. Mais resistentes às
tentações de corrupção, sonegação e ma fé em qualquer prática profissional.
Além de gerar empreendedores com uma visão ética no lide com as regras
comerciais de concorrência e qualidade.
· Uma vivência em escolas de qualidade incorpora
na vida do aluno o desejo por leitura, artes e valores históricos. Isso torna o
adulto um potencial consumidor de cultura, bem como o vislumbre de
investimentos no segmento.
· Adultos com uma bagagem educacional de bom nível
atuarão com mais sociabilidade e responsabilidade, valores que inibem a prática
de qualquer tipo de violência, um golpe certeiro na redução da criminologia.
·
É bastante salutar a ideia de que uma pessoa com
uma forte transição escolar terá mais condições de se tornar um ser humano mais
tolerante e comunicativo, que terá mais chances de se relacionar bem com
amigos, esposa e filhos, sempre se utilizando do dom do diálogo para amenizar
as crises.
· Pessoas com uma educação fundamental de
qualidade adentrarão a vida adulta cultivando o respeito às escolhas, às
diferenças, às condições de quem os cercam. Evidentemente que muito desses
valores estão intimamente ligados à personalidade própria de cada um. Mas com
certeza, pessoas muito bem instruídas têm mais chance de se autoavaliar e fazer
uso de seu bom senso para conduzir sua convivência social.
Enquanto não reestruturamos a base de nossa educação,
ficaremos sempre correndo atrás dos efeitos. Sempre corrigindo e não
planejando. É necessário se ter um alicerce forte e duradouro, senão o que vem
depois são apenas manutenção e correção. Podemos cobrar com veemência um
comportamento ilibado de uma pessoa que teve boas raízes familiares e
educacionais, mas talvez não possamos fazê-lo com tal afinco se ela não teve
tal estrutura em sua infância e adolescência.
2 comentários:
Excelente artigo!!! Como uma solução tão óbvia e concreta não é empregada e valorizada em nosso país. Talvez seja porque povo sem educação é mais fácil de governar. O que precisa acontecer mais para o povo brasileiro acordar!!!!
Grato pelas palavras. Um grande abraço.
Postar um comentário