A Internet é hoje o brinquedo eletrônico do mundo. Muito da economia mundial depende da rede, além de grande parte do entretenimento. As comunicações pessoais são feitas através de programas de trocas de mensagens. Da já fóssil carta escrita a mão ao telefonema, tudo vai sendo preterido pelas palavras transferidas por bits.
Em feiras tecnológicas, a cada ano são apresentados aperfeiçoamentos de equipamentos, velocidade de banda, sistemas, que em breve abrangerão os programas de televisão, transmissão de músicas, notícias.
Um dos exemplos maiores do poder que a Internet exerce sobre os hábitos da informação é o Youtube. O site de armazenamento e divulgação de vídeos virou uma febre mundial. Assim como o recente Twitter.
A economia sofre grande impacto desse novo mundo virtual, dessa mudança de hábitos.
O recente caso de Susan Boyle, a britânica anônima que, de pretensa atração bizarra, virou sensação em programa de calouros, é uma prova de que a massificação de um fato, gera uma forte possibilidade de lucro comercial.
O programa inglês Britain´s Got Talent, transmitido pelo canal ITV1, obteve um crescimento espantoso de 355% em sua audiência em relação a outras edições, pela participação de Susan. Dos 3,8 milhões de expectadores, a atração chamou a atenção de 17,3 milhões este ano. Estima-se que tal programa tenha gerado uma receita de £30 milhões em publicidade.
Foi uma jogada de marketing que talvez nunca pairasse nos mais otimistas sonhos de seus produtores. O vídeo de Susan deixando boquiabertos jurados e platéia na belíssima execução de “I Dreamed a Dream” foi mundialmente difundido pelo Youtube. O que fez com que Susan virasse notícia em telejornais, portais da net e revistas mundo afora.
Isso pode significar que estamos diante de um novo filão a ser explorado. O aumento da demanda de consumo em alguns segmentos, a partir da divulgação de fatos em canais de abrangência gratuita da Internet.
Susan pode ter até mesmo sido criada e propositalmente jogada no Youtube pelos produtores. Acredito mais que tenha sido o acaso. De qualquer forma o sucesso comercial do programa só foi possível pela expectativa criada a partir da febre que o Youtube criou com isso.
Vamos fazer o seguinte ensaio: imagine que um vídeo qualquer, caseiro mesmo, que apresente uma cena cômica ou inusitada, enfatize um certo produto ainda não existente no mercado. O sucesso desse vídeo pode funcionar como a alavanca para que esse produto, assim que manufaturado, seja sucesso de vendas. Claro que depende de programas de qualidade industrial e logística pra isso. Mas de qualquer forma a semente foi plantada.
Muitas Susans podem ainda aparecer e muitos vendedores de Susans podem gerar receitas milionárias com divulgação gratuita de produtos nos canais de comunicação da Internet.
A Internet, antes uma plausível inimiga de alguns setores da economia, como mercado fonográfico, cinematográfico e jornalístico, agora pode vir a ser um oásis publicitário, onde o diferente, o bizarro, o curioso venha chamar a atenção do público em massa, deixando-o como provável comprador.
Talvez seja o início da ideal adequação da Internet aos interesses comerciais da tão surrada economia mundial dos dias atuais.
Em feiras tecnológicas, a cada ano são apresentados aperfeiçoamentos de equipamentos, velocidade de banda, sistemas, que em breve abrangerão os programas de televisão, transmissão de músicas, notícias.
Um dos exemplos maiores do poder que a Internet exerce sobre os hábitos da informação é o Youtube. O site de armazenamento e divulgação de vídeos virou uma febre mundial. Assim como o recente Twitter.
A economia sofre grande impacto desse novo mundo virtual, dessa mudança de hábitos.
O recente caso de Susan Boyle, a britânica anônima que, de pretensa atração bizarra, virou sensação em programa de calouros, é uma prova de que a massificação de um fato, gera uma forte possibilidade de lucro comercial.
O programa inglês Britain´s Got Talent, transmitido pelo canal ITV1, obteve um crescimento espantoso de 355% em sua audiência em relação a outras edições, pela participação de Susan. Dos 3,8 milhões de expectadores, a atração chamou a atenção de 17,3 milhões este ano. Estima-se que tal programa tenha gerado uma receita de £30 milhões em publicidade.
Foi uma jogada de marketing que talvez nunca pairasse nos mais otimistas sonhos de seus produtores. O vídeo de Susan deixando boquiabertos jurados e platéia na belíssima execução de “I Dreamed a Dream” foi mundialmente difundido pelo Youtube. O que fez com que Susan virasse notícia em telejornais, portais da net e revistas mundo afora.
Isso pode significar que estamos diante de um novo filão a ser explorado. O aumento da demanda de consumo em alguns segmentos, a partir da divulgação de fatos em canais de abrangência gratuita da Internet.
Susan pode ter até mesmo sido criada e propositalmente jogada no Youtube pelos produtores. Acredito mais que tenha sido o acaso. De qualquer forma o sucesso comercial do programa só foi possível pela expectativa criada a partir da febre que o Youtube criou com isso.
Vamos fazer o seguinte ensaio: imagine que um vídeo qualquer, caseiro mesmo, que apresente uma cena cômica ou inusitada, enfatize um certo produto ainda não existente no mercado. O sucesso desse vídeo pode funcionar como a alavanca para que esse produto, assim que manufaturado, seja sucesso de vendas. Claro que depende de programas de qualidade industrial e logística pra isso. Mas de qualquer forma a semente foi plantada.
Muitas Susans podem ainda aparecer e muitos vendedores de Susans podem gerar receitas milionárias com divulgação gratuita de produtos nos canais de comunicação da Internet.
A Internet, antes uma plausível inimiga de alguns setores da economia, como mercado fonográfico, cinematográfico e jornalístico, agora pode vir a ser um oásis publicitário, onde o diferente, o bizarro, o curioso venha chamar a atenção do público em massa, deixando-o como provável comprador.
Talvez seja o início da ideal adequação da Internet aos interesses comerciais da tão surrada economia mundial dos dias atuais.
15 comentários:
Precisamos ter cuidado pra não nos tornamos extremos escravos da tecnologia!
abraços
Olá Julio, agradeço o convite e cá estou eu.Tecnologia é informação demais.
Beijo e até breve.
Fátima
várias pessoas querendo ficar famosas com vídeos... vááárias...rs
olá...
gostei do blog...dos post's...
sempre q der...visitarei..
;)
beijoo
Oi, Júlio!!
O segredo dos grande empreendedores é exatamente encontrar soluções ou oportunidades onde muitos só viam problemas...
Assim como acontece com a televisão, o mundo da internet nos seduz e pode nos manipular sem que tenhamos tempo de perceber... a velocidade das informações é incrível, assim como o apelo!!
Gostei do seu blog e vou te "seguir", viu!!
Meu blog é novinho, tem só 17 dias... Mas tô gostando de estar aqui...
Beijo grande!!
Olá...
Na minha opinião só existe uma coisa ruim nesse tipo de tecnologia... Ficamos mto dependente dela...
A alguns anos atras, crianças de 10 anosainda crincavam de carrinho e boneca. E hoje só sabem dizer do novo jogo, daquele video engraçado... Enfim...
Precisamos em alguns momentos esquecer os beneficios da internet, para podermos viver...
Mas enquanto temos que depender dela...
Que viva a tecnologia!
Bjos
Olá Julio, aqui estou aceitando o seu convite, foi um prazer passar por aqui, pois, trata de assuntos interessantes. Sempre que der passe lá no meu blog.
Abraços
Youtube é sem dúvidas, uma Poderosa ferramenta de marketing visual, impressiona pela quantidade de acessos. E fica sempre a expectativa... Quem será o próximo Anônimo a tornar-se Estrela? Oásis de Oportunidades. Rsrs Bjos!
Olá! Vim retribuir a visita e achei o seu blog bem interessante.
Parabéns!
beijos
Tem o lado bom e o lado ruim... como todas as coisas.
Gostei do conteudo do teu blog... muito bacana!
Abraço
Não sei como aqui cheguei, mas gostei muito do que lí. Tb penso que a internet tem informação demais, pra nossa memória ram, já tão saturada.
Olá, tudo bem! Vim aqui através do seu convite.
Vale lembrar um dos vídeos mais visto da história do YouTube "Fala Sonia", uma senhora que não sabia pronunciar a palavra Youtube, eu particularmente achei muita humilhação,no entanto o video fez muito sucesso.
Apareça sempre por lá.
Um abraço
Olá Júlio!
Obrigada pelo convite!
Gostei muito do teu espaço!!!
Visite-me sempre que quiser!
Abç
Kê'
Pode ter certeza que estou adorando este brinquedinho..
Mas como mineira que sou um pouco desconfiada. Tipo assim um olho no peixe outro no gato.
Mas coisas boas de conteúdo gosto muito. Assim como seu blog é mto bom, depois lerei com mais calma , Bjs
Oi, Julio. Recebi seu convite e vim visitar seu blog. Show de bola, guri!! Parabéns pela produção!!
Postar um comentário