sábado, 22 de março de 2008

A felicidade nossa de cada dia

Cheguei a uma conclusão. Sabe aquela tal felicidade que todo mundo busca encontrar um dia? Então, ela não existe.
É isso mesmo: ela não existe.
Ela é como o santo graal, ou o pote de moedas de ouro no fim do arco-íris. Ela não existe.
Ela não é algo que se busca tanto e quando se o tem você dizer: sou feliz.

Não adianta você passar anos querendo aquele carro fabuloso ou aquela casa na praia. Quanto você os possuir, não vai encontrar a felicidade plena.
Ser feliz é viver cada dia. A felicidade se busca a cada dia. Ela não está mais no passado e não estará no futuro.

Ela não é um aglomerado de emoções pronto pra ser consumido eternamente. Ela se vive hoje. Pequenos momentos felizes do dia a dia que somados a uma vida inteira representam o conceito de felicidade pra mim.

Coisas simples da vida ou gigantescos projetos de vida podem ser vivenciados com momentos felizes.
Não adianta nos matarmos hoje em dia pra termos um momento de tranquilidade futura, com o pretenso objetivo que lá na frente tem um pacote imenso de felicidade esperando ser aberto por nós, por que não tem.

Não estou dizendo que com isso que você pode desistir de seus sonhos de ter coisas ou ser coisas. Sem objetivos e responsabilidades a gente não anda pra frente. Mas não aposte todas as suas fichas que esses objetivos realizados vão te dar a paz de espírito necessária pra ser feliz.

É como uma longa jornada numa universidade por exemplo. O diploma te fez totalmente feliz? O baile? A colação de grau?
Não eles foram parte. A felicidade veio nos anos que passou ali na instituição. Nas pessoas com quem conviveu.

É utópico pra mim imaginar que algo tenha muito dinheiro, seja totalmente realizado no amor, sem problemas pessoais e familiares, que essa pessoa é totalmente feliz.

Acho que o cara lá em cima nos deu a vida pra sermos felizes hoje. Nas nossas lutas diárias, nas nossas conquistas atuais, nas nossas amizades, nas nossas loucuras emocionais, nas superações de problemas rotineiros. Não num pacote futuro que tanto se busca.

A felicidade consiste na busca diária e não na realização.

Um comentário:

paty.caetano disse...

É muito antagônico esse assunto...felicidade, quem não quer?...quem não busca?...mas talvez é essa busca constante que nos faz perseverar, lutar diantes das adversidades e enfim...seguir em frente e não desanimar! Tbém não acredito que a felicidade "está lá"...nos esperando pra nos tornar os seres mais completos e realizados, pra mim ela está "aqui e agora", a cada dia, a cada momento que passamos com pessoas queridas, a cada detalhe que faz parte da nossa vida, por mais que achamos de vez em qdo que não vale a pena seguir em frente! A "felicidade" pra mim tbém é ter amigos como vc sempre ao meu lado!...Que não desanimemos jamais dessa tal felicidade!!!
Bjs...e parabéns pelos textos...sempre tão brilhantes! Valeu pela volta...senti falta!rsss...
Bjão!