sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Uma doença chamada Comodismo

Uma das doenças psicólogicas mais cruéis da vida de um pessoa é o comodismo.
Ele é como um câncer que dilacera os sonhos, mata a motivação, corróe a auto-estima e a fé em nosso poder interior.

Ele mina nossa vontade de lutar.

Se entregar a ele é aceitar a derrota. É pular no abismo da singularidade, da falta de esperança. Aceitar um situação por falta de coragem de lutar é aceitar que você não é nada no mundo. Está aqui apenas pra fazer o que os outros determinam pra você.

Se acomodar por achar difícil mudar ou buscar aquilo que acha tão dificil é assinar sua sentença de morte emocional.

"Deixa tudo como está", "é meu destino", "isso não é pra mim", "Deus não quiz", "tá bom assim", "vou levando, fazer o quê?", "pra que arriscar, deixa assim mesmo".............São desculpas pra não falar pra si mesmo: "sou um fraco, não tenho coragem de buscar o que quero pra mim", "aceito essa situação e vou viver infeliz porque tenho medo de arriscar"

É muito triste esse homicídio psicológico. Aceitar viver a mercê das condições, levar aonde o vento te leva, ir empurrando com a barriga, é aceitar que sua vida, de agora até a hora que você for sepultado, será rica em ressentimentos, arrependimentos, rancores.

O velho sentado em sua varanda, esperando a morte, olhando pra tráz e dizendo: "que merda de vida foi a minha, deixei o bonde da felicidade passar e não fui atras. Os anos passaram por mim e minha alegria ficou em alguma esquina qualquer da vida e não tive coragem de correr pra ela. As rugas marcam meu corpo, as dores, a perda do sentidos, todos os desgastes físicos não são tão corrosivos e doloridos quanto a dor da alma, de ter deixado de viver intensamente meus sonhos, de ter desistido de lutar, de me matar pelo que quero, de fazer de tudo pra ter o que sempre sonhei. Desculpe vida, não soube cuidar de você. Que acabe tudo de vez logo, assim as memórias e o arrependimentos serão dizimados, assim como minha carne e meus ossos".

Quem sabe as próximas gerações tenham em mente que somos senhores de nossa vida, de nosso destino. Que podemos controlar a vida e não deixar que ela nos controle.

Assim essa doença horrível seja erradicada do mundo.

2 comentários:

paty.caetano disse...

Para os fracos...o comodismo, para os fortes...a emoção de viver os sentimentos q nos mantém vivos! Mas, infeliz/e., vi alguém conhecido de nós aqui...em cada frase e cada palavra!
Mto bom o texto...arrassou!
Bjs.

jverdi disse...

obrigado

JV