quarta-feira, 11 de julho de 2012

Atitude



Atitude. Se eu pudesse dar minha tradução pessoal pra isso eu diria: agir com razão, agir sempre. Essa palavra tem uma força positiva muito grande. Praticá-la nasce da mistura de muitos sentimentos, impulso, inconformismo, necessidade de mudanças, fazer a coisa certa na hora certa.

Muito se fala da personagem “líder”. Aquela pessoa que detém o dom de comandar, fazer acontecer. O quer seria do líder se nele não existisse atitude.

Eu acredito que, como tudo nessa vida, deve existir equilíbrio em todas as nossas ações. Não devemos confundir atitude com precipitação, inconsequência. Para que uma reflexão flua com mais  clareza é necessário sempre simplificá-la. Por isso vamos nos ater a exemplos simples.

Um jovem, que gosta de garota, tem atitude ao dizer isso a ela.  Então ter atitude é enfrentar seus medos, a timidez, enfrentar a possibilidade da decepção.

Uma pessoa que mata o vizinho porque seu cachorro urinou em sua calçada não teve atitude. Agiu por desespero, por desequilíbrio, irracionalmente. Tal fato vai levá-la à prisão e o cachorro vai continuar urinando em sua casa.

Uma pessoa que sonha ter seu próprio negócio comercial, planeja, corre riscos máximos, investe, sai da zona de conforto para consegui-lo. Teve atitude pra buscar seu crescimento. Uma pessoa que vive presa a um emprego por décadas e a única coisa que faz é reclamar pra gente próxima dela demonstra que sua única atitude é ser chata, daquelas que todo mundo desvia no corredor.

Ter atitude é ser criativo, ativo, não ser ridículo.

Talvez a “iniciativa” seja uma dos pais biológicos da atitude.  Pode parecer piegas ou clichê, mas talvez fosse isso que Vandré quis dizer quando compôs os versos “quem sabe faz a hora, não espera acontecer”. Tomar as rédeas da vida, criar algo para melhorar qualquer situação, gerar ajuda individual ou coletiva pra nossos semelhantes, trazer alegria por onde quer que vá, contornar situações onde aparecem desentendimentos, aborrecimentos  ou constrangimentos, não deviar-se do objetivo diante de pequenos contratempos, aceitar as perdas naturais da vida, olhar sempre pra frente, usando o passado apenas como uma gaveta de boas lembranças e exemplos. São formas de conduzir a vida que acredito pertencerem a pessoas que detém o dom da atitude.

Nenhum comentário: